Aula prática de carro nº3

 Dando continuidade à série “Diário de Bordo”, quero falar hoje da aula de carro nº 3, que ocorreu neste dia 21/03, às 7h da manhã. Confesso que passei o final de semana decepcionado com o meu desempenho da aula anterior, mas precisava me esforçar e dar o meu melhor. E como o único carro, e o único momento que tenho para praticar é na autoescola mesmo… Mas tudo bem, o importante é que eu tenho que conseguir… logo logo tem o exame prático e se DEUS quiser vai ser o último, depois é só alegria… e talvez mudança pra categoria C no ano que vem…

A aula de hoje foi bem tranquila… exceto que por umas duas vezes esqueci de reduzir a marcha ao fazer as conversões. Meu instrutor disse que é normal, mas que eu fui bem melhor em relação à aula anterior, no desenvolver a marcha e no pisar/tirar o pé da embreagem. Dessa vez a gente treinou bastante as conversões, retornos, sinalizações (nunca, jamais, never… deixe de usar a seta, mesmo que seja só para desviar de um carro estacionado). Nessa aula consegui fazer os retornos certinho, indo um pouco mais à frente para dar espaço ao carro que vem na contra-mão. Fiquei um pouco mais animado, mas calculo que preciso de mais umas quatro aulas extras. Ainda essa semana vou passar na autoescola e agendá-las. O que tem me dificultado, sem dúvida, é o uso da embreagem. E eu tenho feito muita coisa (boba, é verdade), mas que, segundo o instrutor, os examinadores não perdoam. Nos próximos posts eu vou colocando quais são as faltas que descontam ponto.

Abaixo algumas dicas para se dar bem (comentários meus em itálico):

1 – Durante as aulas de direção, use roupas e sapatos confortáveis. É muito importante que você esteja à vontade. (mas nada de chinelos, é importante que seus pés estejam firmes nos pedais, o mesmo vale pra moto.)

2 – Não fique nervoso durante as aulas. O instrutor estará sempre ao seu lado, atento para quaisquer problemas.

3 – Coloque o banco em uma posição confortável, onde você se sinta seguro. Não incline muito para trás, ou você pode acabar com dores nas costas.

4 – Tenha calma desde o começo e não arranque de maneira brusca.

5 – Não dirija em um carro qualquer antes de tirar a carteira. O carro da autoescola é especialmente equipado com pedais no banco do carona para a sua segurança. (Sem falar que você adquire vícios passíveis de reprovação, pois não tem um instrutor pra te orientar)

6 – Lembre de como é ser um pedestre. Respeitar as pessoas que estão caminhando é muito importante.

7 – Leia com atenção a apostila das aulas teóricas. Lá estão muitas regras importantes que você deve levar adiante na sua vida de motorista.

8 – Seja pontual. Não desperdice o tempo das suas aulas e não chegue atrasado aos testes, pois o Detran não tolera atrasos.

9 – Respeite as suas dificuldades. Não adianta forçar o aprendizado, isso apenas aumenta o nervosismo e o prejudica como aluno.

10 – Preste atenção. Aprender a dirigir traz grandes responsabilidades, é por isso que o processo é rigoroso.

11 – Mantenha os retrovisores ajustados. Para dirigir bem, você deve se sentir seguro a respeito do que consegue ver.

12 – Não dirija com sono. Esteja sempre atento e bem acordado, afinal, você pode provocar um acidente se dormir ao volante.

13 – Não beba antes de dirigir. A bebida diminui os reflexos e prejudica seu desempenho, prejudicando você e as pessoas ao seu redor.

14 – Mantenha as duas mãos no volante. Essa atitude dá maior firmeza e segurança ao dirigir.


GUIA ORIENTATIVO DE INÍCIO E TÉRMINO DE AULA DE DIREÇÃO


INÍCIO DA AULA
:

1º Regular o banco;

2º Regular os retrovisores, interno e externo;

3º Colocar o cinto de segurança;

4º Desengrenar o veículo;

5º Ligar o motor;

6º Pisar na embreagem, colocar primeira;

7º Pisar no freio, e descer o freio de mão;

8º Acionar a seta para a esquerda e olhar diretamente para trás, quando o trânsito estiver livre sair.

TÉRMINO DA AULA:

1º Acionar a seta para a direita, olhar para os retrovisores, alinhar o veículo ao meio fio e parar;

2º Acionar o freio de mão;

3º Desengrenar o veículo;

4º Desligar o motor;

5º Engrenar a 1ª marcha;

6º Tirar o pé da embreagem;

7º Tirar o pé do freio;

8º Tirar o cinto de segurança;

9º Abrir a porta olhando para trás.

É isso, e que venham as próximas aulas!

Deixe um comentário

