Aulas teóricas – legislação e sinalização

Na minha caminhada rumo à Habilitação, assisti até o presente momento quatro aulas teóricas, sobre Legislação de Trânsito. Digo quatro porque as aulas são três vezes por semana (segundas, quartas e sextas), das 19h às 20h. até o momento tive aulas nos dias 15, 17, 20 e 22 de dezembro. Excepcionalmente nesta sexta, 24/12, véspera de Natal, não terei aula, o que, confesso, me deixou muito decepcionado, pois estou muito ansioso em aprender, ainda mais que o EXAME teórico já é no próximo dia 13 de janeiro. E, se DEUS quiser e eu for aprovado no exame, finalmente terei a minha LADV – Licença para Aprendizagem de Direção Veicular, documento que o Detran expede, obrigatório para que eu possa fazer as aulas práticas.

Como já comentei a primeira aula no post anterior, vou me concentar nas aulas seguintes, sendo que estas deram continuidade ao conteúdo Legislação de Trânsito. Em poucas palavras, posso afirmar que aprendi muita coisa que não tinha a mínima noção que fosse uma infração de trânsito (sabia que na sua avaliação prática, se o colega que está no banco de trás não colocar o cinto, VOCÊ será eliminado? Ou ainda que você é eliminado se parar a moto e não manter um pé no freio traseiro e outro no chão?). Ouso afirmar que o conteúdo é muito amplo para poucas aulas, mas sigo na minha ânsia por aprender…

A aula de ontem (22/12) focou a sinalização. Sinalização Vertical e  Horizontal, para ser mais exato (sendo mais coloquial, as placas e as inscrições no asfalto, respectivamente). Cane afirmar que a sinalização vertical prevalece sobre a horizontal. Não vou me centrar muito nas placas, pois decorei os nomes delas ainda criança (sempre gostei do tema Trânsito, eu tinha um joguinho de tabuleiro chamado “Educação no Trânsito”, que consistia de dois carrinhos de Fórmula 1, desses que vem dentro de doces, o tabuleiro e um dado. Ganhava quem chegasse no final primeiro). Mas posso adiantar que existem placas de Advertência, Regulamentação e Indicação.

Abrindo um parêntese, o leitor sabe porque a placa de Parada Obrigatória tem aquele formato? E a de Dê a Preferência? Isso serve para que o motorista/motociclista possa identificar uma via preferencial, mesmo com a placa virada ao contrário, do outro lado da via, caso o seu lado não possua sinalização.

Placa de Parada Obrigatória

Placa "dê a preferência"

Sinalização Horizontal é todo sinal pintado no pavimento, pode ser um símbolo, uma faixa, uma inscrição, enfim, qualquer demarcação no solo.

Conforme já disse, sexta-feira não haverá aula em virtude do Natal, ficando a próxima aula para Segunda (27/12).  Até lá e um forte abraço! E que venha a avaliação teórica em 13 de janeiro.

Deixe uma resposta

